Arranjos vocais para grupos infantis

Arranjos vocais para corais infantis, para 2, 3 ou mais vozes.

Saiba mais

Musicais Infantis

Musicais infantis autorais e em português, para serem apresentados por grupos infantis ou adultos.

Saiba mais

Canções Solo

Canções de diversos gêneros musicais, para o público adulto e infantil.

Saiba mais

Arranjos vocais para grupos de vozes iguais

Arranjos vocais para vozes iguais: grupos femininos ou masculinos.

Saiba mais

Recitais para coros

Recitais para coros infantis e adultos.

Saiba mais

Canções solo - Encomendas

Recitais com canções solo ou para grupos vocais e corais.

Saiba mais

Arranjos vocais para grupos de vozes mistas

Arranjos vocais para vozes mistas e com diferentes configurações.

Saiba mais

Corais & Grupos Vocais

Composições para grupos vocais e corais mistos ou vozes iguais.

Saiba mais

Músicas Instrumentais

Composições para grupos vocais e corais.

Saiba mais

Sobre a produção artística: os arranjos vocais e as composições

Comecei a compor músicas de maneira despretensiosa, quer dizer, nunca pensei em ser compositor. Sempre gostei de fazer arranjos vocais, pois interessava-me reelaborar ou "dar uma nova roupagem" para músicas de outros compositores que eu gostava. Mas, o arranjo vocal também é um tipo de composição.

Os arranjos vocais que você encontrará aqui na página são o resultado de uma produção de mais de vinte anos. Comecei a escrever arranjos vocais em 1995, com a experiência que adquiri, inicialmente, pela minha participação como integrante do Coral do DCE/UFC (1993) e, algum tempo depois, a partir do meu ingresso no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará-UECE (1995-1999).

Na prática, como cantor integrante de corais, comecei a observar como os arranjadores dividiam as vozes e construíam as linhas melódicas de cada um dos naipes. A partir deste momento passei a estudar muitas partituras em casa, e, rapidamente surgiu meu interesse em aprender as vozes do arranjo, além do naipe que eu cantava. Isso contribuiu muito para que eu entendesse como cada voz "se comportava" dentro do conjunto vocal e o que - na minha concepção - "funcionava bem" ou que poderia ser mudado ou mesmo descartado.

Quando comecei interessei-me por escrever meus próprios arranjos porque queria ouvir os corais cantarem rock. Poucos grupos, em Fortaleza (Ceará), naquela época, tinham em seu repertório músicas do gênero musical rock. Ou mesmo pop. Hoje é bem mais comum.

Desde então fiz dezenas de arranjos vocais, para diversas formações: grupos de vozes mistas, vozes iguais ou para grupos infantis. Tenho escrito arranjos para coros e grupos vocais, com ou sem acompanhamento de instrumento harmônico.

Em geral, os arranjos que compus eram para grupos dos quais eu fazia parte, porém, podem ser cantados, sem problema, por outros. Na verdade, é isso que normalmente acontece. Vários grupos, em diversas cidades do Brasil estão cantando meus arranjos. Consegui compilar alguns aqui na página, a partir de vídeos que entrei na internet. Se o seu coro canta algum arranjo meu ficarei feliz se puder enviar um vídeo para mim.

Em relação às composições é o seguinte: As minhas primeiras músicas foram composições para os grupos vocais (ou corais) dos quais eu fazia parte, assim como os arranjos vocais. Também compus algumas músicas para o meu casamento.

Durante muito tempo permaneci sem compor nada. Dedicava-me, somente, aos arranjos vocais. Retomei às composições em 2016 e, desde então, tenho escrito muitas coisas.

Tenho me dedicado a escrever músicas (canções) para grupos infantis, com a estrutura de minirecitais, musicais, suítes etc. Também componho canções para cantores solistas, quer dizer, músicas que não estão diretamente ligadas a nenhum gênero de espetáculo.

De toda forma destaco as músicas compostas para o musical A lenda do beija-flor (2017), para os recitais A menina Ana do Cariri (2017), Os meninos gigantes (2018) e A concha e a estrela (2020). Este último será lançado em breve.

Na seção das composições você conhecerá todo o meu trabalho.

partitura 1

Saiba mais detalhes...

Todas as minhas composições e arranjos estarão disponíveis aqui na página.

As obras para espetáculos teatrais ou cênico-musicais estão organizadas individualmente, em livros, e possuem as partituras para os solistas e para o coro.

Há também músicas que podem ser cantadas ou gravadas independente de participação ou inserção em espetáculos. Entre em contato, caso tenha interesse em utilizar alguma das composições, pois todas as músicas estão registradas.

Caso tenha interesse de acompanhar meu trabalho e ficar informado sobre este e outros materiais para os corais infantis, você pode entrar em contato comigo utilizado a aba entre em contato no menu acima.

Aproveito para convidá-lo a conhecer o meu Canal no YouTube. Espero que você goste.