Como montar um coro, coral ou grupo vocal sem complicação

 

Como montar um coro?

Você já pensou em montar um coro? Pensou?
Onde? No seu bairro, na sua igreja, na escola que você estuda ou na empresa que você trabalha?

E, por que não montou ainda? O que está faltando?

Bem. Se você é uma daquelas pessoas que sempre quis montar um coro, mas nunca tirou o projeto do papel vou te dar algumas dicas para você começar o quanto antes.

Preparado? Então, vamos nessa!

O que é um coro?

Eu entendo que, um coro ou coral, é um agrupamento musical de canto coletivo, quer dizer, é um grupo musical formado por cantores.

O que é necessário para montar um coro?

Bem, a primeira coisa é que alguém – neste caso, você – tome a iniciativa. Em seguida, você deve definir qual o objetivo do grupo. Será um grupo amador ou profissional? Qual a proposta do coro?

Montar um grupo na igreja, por exemplo, tem um objetivo bem específico. Montar um grupo no bairro, aberto à participação de qualquer pessoa terá, provavelmente, um outro objetivo. O mesmo acontece com um grupo formado na escola ou em uma empresa.

Então, você deve definir qual a propósito do coro.

Definir o integrantes do coro

Ao definir o objetivo do grupo musical você também definirá qual o perfil dos integrantes do coro. Se quiser montar um coro no seu bairro, simplesmente com o objetivo de se divertir, de garantir um entretenimento para os seus vizinhos, amigos da rua etc; então, será um grupo amador.

Um coro de uma escola, embora possa ter um objetivo educacional e cultural, também pode ser – e na maioria das vezes é – um grupo amador.

Porém, se você já tem certa experiência com música, e pretende montar um grupo profissional, então, é importante que os integrantes do grupos compartilhem do mesmo interesse. Sendo assim, os integrantes também deverão ser profissionais.

Local para ensaios

Você já pensou onde vai ensaiar? O local de ensaio de um coro não deve ser algo sem importância. Todavia, não deixe de montar o seu grupo e começar as atividades se ainda não tiver disponível um espaço ideal. Um local de ensaio ideal não se consegue da noite para o dia. Muitos grupos demoram vários anos para conseguir. Por isso, não deixe de ensaiar. Comece nem que seja para cantar embaixo de uma árvore.

Aos poucos, com a ajuda dos próprios integrantes, de parentes, vizinhos, amigos etc; tentar melhor o local.

O importante é que seja limpo e silencioso.

Repertório do coro

O repertório de um coro é definidor do objetivo do grupo

 

 

Deixe um comentário